O Campus Universitário Darcy Ribeiro está localizado no Plano Piloto de Brasília entre a Asa Norte e o Lago Paranoá. O Campus ocupa área de 3.950.579,07 m2 e tem área construída de 552.171,40 m2.

 

 

 

 

 

Almoxarifado Central | O Almoxarifado Central está localizado no Setor Apoio do Campus Universitário Darcy Ribeiro. O edifício, construído em 1998, foi projetado por Maria do Carmo Thormann a partir do sistema desenvolvido por João Filgueiras Lima (Lelé) que utiliza sistema construtivo em peças pré-moldadas em argamassa armada. Em 2009 recebeu anexo de autoria de Márcio Luiz Couto do Nascimento.


Associação dos Aposentados da FUB (APOSFUB) / Associação dos Ex-Alunos da UnB (ExUnB) | Projetado em 2005 por Aleixo Furtado, o edifício que sedia a Associação dos Aposentados da FUB (APOSFUB) e a Associação dos Ex-Alunos da UnB (ExUnB) foi inaugurada em 2005. Está localizado no Setor Centro do Campus Universitário Darcy Ribeiro.


Associação dos Servidores da FUB (ASFUB) | Inaugurado em 2003, o edifício que sedia a Associação dos Servidores da Fundação Universidade de Brasília (ASFUB) está localizado no Setor Norte do Campus Universitário Darcy Ribeiro. Abriga espaços administrativos e salas de atendimento da área médica para os associados.


Autotrac | A edificação, localizada no Setor Sul do Campus Universitário Darcy Ribeiro, sedia a empresa Autotrac Comércio e Telecomunicações S/A especializada em comunicação e localização de veículos via satélite. O projeto foi desenvolvido por Cláudio José Pinheiro Villar de Queiroz, Paulo Castilho e Marcílio Mendes Ferreira e a construção foi realizada entre 1993 e 1994.

 

Biblioteca Central (BCE) | A edificação está localizada no Setor Centro do Campus Universitário Darcy Ribeiro e compõe a Praça Maior da UnB. O partido arquitetônico adotado é de um grande bloco de concreto aparente que abriga a Biblioteca Central (BCE) e a Faculdade de Ciência da Informação (FCI). Inaugurada em 1973, foi projetada 1969 por José Galbinski, com a colaboração de Miguel Alves Pereira, Jodete Rios Sócrates e Walmir Santos Aguiar.

 

 

Biotério Central | Projetado por Humberto Kaulino e construído entre 1969 e 1970 o Biotério Central está localizado no Setor Apoio do Campus Universitário Darcy Ribeiro, junto ao Hospital Veterinário.


Bloco de Salas de Aula Norte (BSAN) | O Bloco de Salas de Aula Norte (BSAN) está localizado no Setor Norte do Campus Universitário Darcy Ribeiro e segue o projeto padrão da Unidade de Administração Acadêmica (UAC) presente nos demais Campi da UnB. O projeto é de Alberto Alves de Faria, Fabiana Couto Garcia e Fátima Lauria Pires. Foi inaugurado em outubro de 2015.

 

Bloco de Salas de Aula Norte Eudoro de Sousa (BAES) | O Bloco de Salas de Aula Norte Eudoro de Sousa (BAES) foi inaugurado em 2011. O projeto é de Alberto Alves de Faria, Fabiana Couto Garcia e Fátima Lauria Pires. Está localizado no Setor Norte do Campus Universitário Darcy Ribeiro. Atualmente abriga salas da Administração Superior da Universidade (conferir).

 
Bloco de Salas de Aula Sul Luiz Fernando Gouvêa Labouriau (BSAS) | Inaugurado em 2012 o Bloco de Salas de Aula Sul Luiz Fernando Gouvêa Labouriau (BSAS) foi projetado por Alberto Alves de Faria e Vanessa Bhering com colaboração de Cristine Autran e Alexandre Silva. Está localizado no Setor Sul do Campus Universitário Darcy Ribeiro.


Casa do Estudante Universitário (CEU) | Projetada por Léo Bonfim Júnior e Alberto Fernando Xavier, com a colaboração de Sólon Leão P. de Souza e paisagismo de José Paulo de Bem, os dois blocos da Casa do Estudante Universitário (CEU) estão localizados no Setor CEU do Campus Universitário Darcy Ribeiro, próximos ao Centro Olímpico (CO) da Universidade. O projeto é de 1968 e a construção foi realizada em 1970. Os blocos com apartamento duplex são erguidos sobre pilotis e estão inseridos em densa área verde.

 

 
Casa do Professor | O edifício abriga a Associação dos Docentes da UnB (ADUnB). O projeto é de Raimundo Nonato Veloso e a construção ocorreu em duas etapas. Em 2005 foi inaugurado o prédio principal e em 2016 o auditório com 520 lugares. Está localizada no Setor Centro do Campus Universitário Darcy Ribeiro.
Casa Oscar Niemeyer | Projetada por Oscar Niemeyer para ser a sua residência, o edifício foi construído entre 1961 e 1963. Em 1980 foi adquirido pela Universidade de Brasília. Está localizada no Setor de Mansões Park Way.

 
Castelo D’água | O Castelo D’água localizado no Setor Centro do Campus Universitário Darcy Ribeiro foi projetado por Maurício Azeredo e Matheus Gorovitz. Construído entre 1978 a 1979, possui capacidade de 235 mil litros no reservatório superior e de 1.065 mil litros no inferior. Atualmente está desativado.

 

Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (CEBRASPE/CESPE) | O edifício, ocupado em 2006, que abriga o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de de Promoção de Eventos (CEBRASPE), anteriormente denominado Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (CESPE) foi projetado em 2004 por Kristian Schiel (coordenador), Ivan Manoel Rezende do Valle, Frederico Luiz Aguiar de Carvalho e Fabiana Couto Garcia. Está localizado no Setor Norte do Campus Universitário Darcy Ribeiro.

 

Centro Comunitário Athos Bulcão | Projetado por Frederico Carvalho, Silvano Pereira, Leandro Drumond Marques, Mona Lisa Lobo de Souza Choas e Joyce Mendonça, o Centro Comunitário Athos Bulcão foi projetado em 1999 e foi inaugurado em 2001. É um grande local de eventos, com capacidade para 2000 pessoas sentadas, coberto com estrutura tencionada em membrana de poliéster. Está localizado no Setor Apoio do Campus Universitário Darcy Ribeiro junto à via L4 Norte.

 

Centro de Atenndimento e Estudos Psicológicos (CAEP) | O edifício que abriga o Centro de Atendimento e Estudos Psicológicos (CAEP) está localizado no Setor Sul do Campus Universitário Darcy Ribeiro. O CAEP é vinculado ao Instituto de Psicologia (IP), foi projetado em 2010 e inaugurado em 2015. O projeto é de Alberto Alves de Faria e Fabiana Couto com colaboração de Fátima Pires e Lívia Miszura.

 
Centro de Convivência Negra | Localizado no Setor Norte do Campus Universitário Darcy Ribeiro, o Centro de Convivência Negra integra o conjunto do Posto Ecológico. A autoria do projeto é de Matheus Gorovitz com colaboração de Antônio Augusto Lobo, Marisa Mass e Regina Sigmaringa. O projeto é do ano de 1997 e a construção de 1998.

 
Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) | Localizado no Setor Centro do Campus Universitário Darcy Ribeiro, o edifício que abriga do Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) foi inaugurado em 2012. O projeto é de Cláudio Queiroz, com supervisão de Raquel Blumenschein, colaboração de Suzana Souza, Maria Villar, Roberto Guedes e Rômulo Araújo.

 
Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDT) | O projeto do Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDT) foi elaborado em 1999 por Leandro Drumond Marques e Alberto Alves de Faria e inaugurado em 2008. O edifício é em forma de “U” com área ajardinada em seu interior. Está localizado no Setor Sul do Campus Universitário Darcy Ribeiro.

 
Centro de Excelência em Turismo (CET) | Construído entre 1986 e 1989, o Centro de Excelência em Turismo (CET) foi projetado por José Zanine Caldas. Está localizado no Setor Centro do Campus Universitário Darcy Ribeiro.

 
Centro de Formação de Recursos Humanos em Transportes (CEFTRU) | Localizado no Setor Sul do Campus Universitário Darcy Ribeiro, o centro de Formação de Recursos Humanos em Transportes (CEFTRU) foi projetado por Maria do Carmo Thormann. A construção foi realizada entre 1996 e 1997. Possui bloco Anexo, ainda não finalizado, mas parcialmente ocupado.

 
Centro de Informática (CPD) | Projetado por Alberto Alves de Faria e Fabiana Couto Garcia, o Centro de Informática (CPD) foi projetado em 2005 e inaugurado em 2012. Está localizado no Setor Sul do Campus Universitário Darcy Ribeiro.

 
Centro de Referência e Recuperação de Áreas Degradadas (CRAD) | Localizado no Setor Norte do Campus Universitário Darcy Ribeiro, o Centro de Referência e Recuperação de Áreas Degradadas (CRAD) foi projetado por Alberto Alves de Faria, Marta Bustos Romero e Lisa de Andrade. Em 2012 foi inaugurada a primeira parte do edifício.

  
Centro de Vivência – Bloco A | O Centro de Vivência foi projetado como um conjunto composto de três blocos. O Bloco A, projetado em 2001 e ainda em construção, é de autoria de Fábio Savastano, Natália Marques, Mauro Nakashima. Está localizado no Setor Centro do Campus Universitário Darcy Ribeiro.

 

Centro de Vivência – Bloco C | O Centro de Vivência foi projetado como um conjunto composto de três blocos. O Bloco C, construído em 1992, é de autoria de Eurico João Salviatti e Nícia Paes Bormann. Está localizado no Setor Centro do Campus Universitário Darcy Ribeiro e abriga a Editora Universidade de Brasília e agência do Banco do Brasil.

 
Centro Olímpico (CO) – Depósito do Atletismo | Está localizado no Setor Centro Olímpico do Campus Universitário Darcy Ribeiro, ao lado da Faculdade de Educação Física (FEF) e junto ao Lago Paranoá. O projeto é de Márcio Villas Boas e Ricardo Libanez Farret.

 
Centro Olímpico (CO) | O Centro Olímpico (CO), inicialmente denominado Centro Olímpico da Juventude de Brasília (COJB) foi projetado em 1969 por Márcio Vilas Boas e Ricardo Libanez Farret, com a colaboração de Paulo de Mello Zimbres. Implantado em duas fases a partir da década de 1970, abriga ginásio poliesportivo, diversas quadras de esportes e conjunto aquático. Está localizado no Setor Centro Olímpico do Campus Universitário Darcy Ribeiro, ao lado da Faculdade de Educação Física (FEF) e junto ao Lago Paranoá.

 
Colina Nova | Em 1988 foi construída a expansão dos blocos residenciais da Colina. O projeto dos seis blocos – E, F, G, H, I e J – é de Paulo Marcos Paiva de Oliveira. Está localizado no Setor Colina do Campus Universitário Darcy Ribeiro.

 

Colina Velha | Em 1963 foram construídos os blocos de apartamento para abrigar os professores e demais servidores que estavam instalados nos pavilhões OCA. O projeto é de autoria de João da Gama Filgueiras Lima (Lelé) que propôs pioneira tecnologia de pré-moldagem parcial para a construção dos edifícios que apresentam três pavimentos sobre pilotis. São quatro blocos – A, B, C e D – conhecidos como Colina Velha. Está localizado no Setor Colina do Campus Universitário Darcy Ribeiro.

 
Concha Acústica | Localizada entre o SG 1 e o Oficinas Especiais, a Concha Acústica está localizado no Setor Centro do Campus Universitário Darcy Ribeiro e integra o conjunto de espaços para as atividades do Instituto de Artes (IdA). Construída em 1982, é estruturada em concreto armado e tem palco levemente elevado. O conjunto da Concha e da mureta, bem como a especificação da vegeteção, foi projetado por Eurico João Salviatti. 

 
Craqueamento de Óleos Vegetais | Localizado nas proximidades do Instituto de Química (IQ), no Setor Sul do Campus Universitário Darcy Ribeiro, o edifício de Craqueamento de Óleos Vegetais foi projetado por Alberto Alves de Faria e Vanessa Bhering.

 
Depósito de Materiais Tóxicos 1 | O Depósito de Materiais Tóxicos 1 está localizado no Setor Apoio do Campus Universitário Darcy Ribeiro, junto ao Hospital Veterinário.

 
Depósito de Materiais Tóxicos 2 | O Depósito de Materiais Tóxicos 2 está localizado no Setor Apoio do Campus Universitário Darcy Ribeiro, junto ao Hospital Veterinário.

 
Depósito de Radiosótopos | Localizado no Setor Apoio do Campus Universitário Darcy Ribeiro, junto ao Hospital Veterinário, o Depósito de Radioisótopos foi projetado por Rubens (nome completo).

  

Fábrica-Escola de Química (FEsQ) | A Fábrica-Escola de Química (FEsQ) está localizada no Setor Apoio do Campus Universitário Darcy Ribeiro, junto ao Hospital Veterinário. É administrada conjuntamente pelo Instituto de Química (IQ) e pela Prefeitura do Campus (PRC).

 

Faculdade de Direito (FD) | Projetada por Matheus Gorovitz, com a colaboração Maurício Azeredo, para abrigar a Faculdade de Estudos Sociais Aplicados (FA), o prédio tem forma em “U” e pátio interno rebaixado. Foi inaugurado em 1982 e, com a reformulação da FA e criação de prédio específico, abriga atualmente a Faculdade de Direto (FD). Está localizado no Setor Norte do Campus Universitário Darcy Ribeiro.


Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FACE) | O edifício que abriga a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FACE) foi projetado em 1994 por Adalberto Vilela, Andrey Rosenthal Schlee, Cláudia da Conceição Garcia, Fabiano Gonçalves de Castro e Márcio Albuquerque Buson. Foi inaugurado em 2012. Está localizado no Setor Norte do Campus Universitário Darcy Ribeiro.


Faculdade de Educação Física (FEF) | Construída entre os anos de 1972 e 1974, a Faculdade de Educação Física (FEF) foi projetada por Márcio Villas Boas e Ricardo Farret. Está localizada próxima ao Centro Olímpico (CO) no Setor Centro Olímpico do Campus Universitário Darcy Ribeiro.


Faculdade de Medicina (FM) / Faculdade de Ciências da Saúde (FS) | Projetado em 1973 e construído entre 1978 e 1980, o prédio abriga a Faculdade de Medicina (FM) e a Faculdade de Ciências da Saúde (FS). A autoria do projeto é de Érico Paulo Siegmar Weidle e Adilson Costa Macedo. O edifício é constituído por três blocos intercalado com jardins e está localizado no Setor Sul do Campus Universitário Darcy Ribeiro.

 

Faculdade de Tecnologia (FT) | O edifício que abriga a Faculdade de Tecnologia (FT) foi projetado por Érico Paulo Siegmar Weidle e Adilson Costa Macedo. Construído entre 1974 e 1977. O conjunto da Faculdade é composto por prédio principal, formado por blocos intercalados de jardins, e três blocos independentes: o Laboratório de Termociência e Metrologia Dinâmica, o Laboratório de Hidráulica e Estruturas e a, ainda em construção, a Unidade de Laboratório de Ensino de Graduação da Faculdade de Tecnologia (ULEG). Está localizado no Setor Centro do Campus Universitário Darcy Ribeiro.

 

FE 1 | O conjunto arquitetônico da Faculdade de Educação, composto pela FE 1, FE 3 e FE 5, integra as primeiras edificações do Campus. A FE 1 possui um pavimento e foi projetada em 1961 por Alcides da Rocha Miranda, José Manuel Kluft Lopes da Silva e Luís Humberto Martins Pereira, com a colaboração de Alex Peirano Chacon. O projeto original de paisagismo é de Alcides da Rocha Miranda. Construída em 1962 tem fachadas com azulejos de autoria de Luiz Humberto Pereira. Está localizada no Setor Centro do Campus Universitário Darcy Ribeiro e, segundo o Ato da Reitoria n.º 1947/2008, integra o Sítio Histórico da Universidade de Brasília.

 

FE 3 | O conjunto arquitetônico da Faculdade de Educação, composto pela FE 1, FE 3 e FE 5, integra as primeiras edificações do Campus. A FE 3 possui dois pavimentos e foi projetada em 1961 por Alcides da Rocha Miranda, José Manuel Kluft Lopes da Silva e Luís Humberto Martins Pereira, com a colaboração de Alex Peirano Chacon. O projeto original de paisagismo é de Alcides da Rocha Miranda. Construída em 1962, abrigou a Reitoria da Universidade até a conclusão do seu edifício definitivo em 1975. Está localizada no Setor Centro do Campus Universitário Darcy Ribeiro e, segundo o Ato da Reitoria n.º 1947/2008, integra o Sítio Histórico da Universidade de Brasília.


FE 5 | O conjunto arquitetônico da Faculdade de Educação, composto pela FE 1, FE 3 e FE 5, integra as primeiras edificações do Campus. A FE 5 possui um pavimento e foi projetada em 1961 por Alcides da Rocha Miranda, José Manuel Kluft Lopes da Silva e Luís Humberto Martins Pereira, com a colaboração de Alex Peirano Chacon. O projeto original de paisagismo é de Alcides da Rocha Miranda. Construída em 1962, abriga o primeiro auditório da Universidade, denominado “Dois Candangos” em homenagem a dois trabalhadores falecidos em decorrência de desabamento ocorrido durante a construção. Está localizada no Setor Centro do Campus Universitário Darcy Ribeiro e, segundo o Ato da Reitoria n.º 1947/2008, integra o Sítio Histórico da Universidade de Brasília.


Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (FINATEC) | O edifício ocupado pela Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (FINATEC) foi construído entre 1996 e 1997 e está localizado no Setor Sul do Campus Universitário Darcy Ribeiro. O projeto foi realizado por Elizabeth Machado. Possui prédio anexo.


Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) | O edifício que sedia a Gerência Regional de Brasília (Gereb) da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) foi projetado por Alberto Alves de Faria, Beatriz Naomi Onishi, Fabiana Couto Garcia, Fátima Lauria Pires e Márcio Magalhães das Neves. Está localizado no Setor Centro do Campus Universitário Darcy Ribeiro e foi inaugurado em 2010.


Galpão TECBOR | O Galpão que abriga as atividades da Tecnologia Alternativa para Produção de Borracha na Amazônia (TECBOR) está localizado no Setor Apoio do Campus Universitário Darcy Ribeiro, junto ao Hospital Veterinário.


Instituto Central de Ciências (ICC) | O Instituto Central de Ciências (ICC) é um edifício linear com 70,00 de largura e cerca de 700,00 m de comprimento. Também conhecido como “Minhocão”, começou a ser construído pela extremidade sul em 1963 utilizando estrutura em peças de pré-moldado com modulação de 3,00. Projetado em 1963 por Oscar Niemeyer teve execução e pré-fabricação à cargo de João Filgueiras Lima (Lelé) e proposta de paisagismo interno e estacionamentos de Miguel Pereira, Nelson Saraiva, Paulo Zimbres. O edifício abriga diversos institutos, faculdades, salas de aula, auditórios e atividades de apoio acadêmico. É caracterizado por seus longos corredores centrais que por meio de área ajardinada configuram um passeio ao ar livre. Em seus dois acessos intermediários, com pé direto duplo, rampas curvas conduzem ao primeiro pavimento. Está localizado no Setor Centro do Campus Universitário Darcy Ribeiro e delimita a Praça Maior da Universidade.

 

Instituto de Ciências Biológicas (IB) | O Instituto de Ciências Biológicas (IB) está localizado no Setor Sul do Campus Universitário Darcy Ribeiro. O projeto, datado de 2004, é de Frederico Flósculo Pinheiro Barreto que coordenou equipe formada por Cristine da Silva Autran, Eimara Messias, Ivan Manoel Rezende do Valle, Nelton Keti Borges, Oscar Luís Ferreira e Vanessa.  O IB foi inaugurado em 2009.

 

Instituto de Química (IQ) | O Instituto de  Química (IQ) está localizado no Setor Sul do Campus Universitário Darcy Ribeiro. O projeto, datado de 2005, é de Aleixo Anderson Furtado que coordenou equipe formada por André Murici Nepomuceno, Letícia Espiridião Cordeiro, Marcílio Mendes Ferreira. O projeto contou com a colaboração de Fabiana Couto Garcia e Kristian Schiel. O IQ foi inaugurado em 2008.

 
Módulo de Atividades de Serviço e Comércio Centro - Honestino Guimarães (MASC CENTRO) | Está localizado no Setor Centro do Campus Universitário Darcy Ribeiro. Projetado por Alberto de Faria, Fabiana Couto e Fátima Lauria Pires, foi inaugurado em maio de 2012.


Módulo de Atividades de Serviço e Comércio Norte - Ieda dos Santos Delgado (MASC NORTE) | Está localizado no Setor Norte do Campus Universitário Darcy Ribeiro. Foi inaugurado em maio de 2012. Projetado por Alberto de Faria, Fabiana Couto e Fátima Lauria Pires, foi inaugurado em maio de 2012.


Módulo de Atividades de Serviço e Comércio Sul - Paulo de Tarso Celestino (MASC SUL) | Está localizado no Setor Sul do Campus Universitário Darcy Ribeiro. Foi inaugurado em maio de 2012. Projetado por Alberto de Faria, Fabiana Couto e Fátima Lauria Pires, foi inaugurado em maio de 2012.


Núcleo de Medicina Tropical (NMT) | O edifício do Núcleo de Medicina Tropical (NMT) foi construído em duas etapas. A primeira é de autoria de Adilson Costa Macedo, e foi construída entre 1972 a 1973, e a segunda é de autoria de Maria do Carmo Thormann, e foi construída entre 1977 e 1978. Em ?????? foi realizado ampliação projetada por Alberto Alves de Faria e Fabiana Couto. O prédio é ocupado pelo Núcleo de Medicina Tropical (NMT), vinculado à Faculdade de Medicina (FM) e pelo Departamento de Nutrição (NUT), vinculado à Faculdade de Ciências da Saúde (FS). Está localizado no Setor Norte do Campus Universitário Darcy Ribeiro.

 

OCA II | Projetado por Sérgio Rodrigues em 1962 os pavilhões OCA I e OCA II, cujo nome faz referência à empresa que os construiu, foram as primeiras edificações da Universidade. Construídos em madeira, foram utilizadas como alojamento e espaços para atividades administrativas e de serviços comunitários. O OCA I sofreu incêndio e em seu lugar foi construído o Pavilhão Multiuso I (PMU I). O OCA II abriga a área de segurança da Universidade e está destinado a receber, após restauro, o Museu Histórico da Universidade. Está localizado no Setor Centro do Campus Universitário Darcy Ribeiro e, segundo o Ato da Reitoria n.º 1947/2008, integra o Sítio Histórico da Universidade de Brasília.


Oficinas Especiais | O Oficinas Especiais tem projeto de autoria de Cláudio Villar de Queiroz e co-autoria de Tânia Regina Fraga. Está localizado próximo ao SG 1 e abriga o Departamento de Artes Cênicas (CEN) do Instituto de Artes (IdA). O projeto, de 1997, integraria um conjunto de novas edificações denominado Complexo das Artes, porém somente o Oficinas Especiais foi construído. A inauguração foi em 2002. Está localizado no Setor Centro do Campus Universitário Darcy Ribeiro.

 

Pavilhão Anísio Teixeira (PAT) | O Pavilhão Anísio Teixeira (PAT) e o Pavilhão João Calmon (PJC) foram construídos entre os anos de 1999 e 2000. Projetados por Cláudio Queiroz, abrigam salas de aula de uso comum aos diversos cursos da Universidade. Está localizado no Setor Norte do Campus Universitário Darcy Ribeiro.

 

Pavilhão João Calmon (PJC) | O Pavilhão Anísio Teixeira (PAT) e o Pavilhão João Calmon (PJC) foram construídos entre os anos de 1999 e 2000. Projetados por Cláudio Queiroz, abrigam salas de aula de uso comum aos diversos cursos da Universidade. Está localizado no Setor Norte do Campus Universitário Darcy Ribeiro.

 

Pavilhão Multiuso I | O Pavilhão Multiuso I (PMU I) foi construído em 1986. Projetado por Érico Paulo Siegmar Weidle e Rogério Carvalho de Melo Franco, está localizado no Setor Centro do Campus Universitário Darcy Ribeiro.

 

Pavilhão Multiuso II | O Pavilhão Multiuso II (PMU II) foi construído em 1986. Projetado por Paulo Bicca, Alberto Alves de Faria e Luis Otávio Alves Rodrigues, está localizado no Setor Centro do Campus Universitário Darcy Ribeiro.

 

Posto Ecológico | O Posto Ecológico está localizado no Setor Norte do Campus Universitário Darcy Ribeiro. O projeto é de autoria de Matheus Gorovitz com colaboração de Antônio Augusto Lobo, Marisa Mass e Regina Sigmaringa. Foi projetado em 1997 e construído em 1998.

 

Posto Policial (PMDF) | Está localizado no Setor Norte do Campus Universitário Darcy Ribeiro.

 

Praça Chico Mendes | Localizada junto ao Pavilhão Multiuso I (PMU I), a Praça Chico Mendes, realizada em regime de mutirão por funcionários, professores e alunos da UnB, foi inaugurada em julho de 1991, por ocasião da greve nacional dos servidores das universidades. Seu nome homenageia o sindicalista e líder rural Francisco Alves Mendes Filho. Está localizada no Setor Centro do Campus Universitário Darcy Ribeiro.

 

Praça Edson Luís | Localizada entre a FE 1 e o OCA II, a Praça Edson Luís homenageia, conforme decidido em assembleia pelos estudantes da UnB, o estudante secundarista Edson Luís Lima Souto morto no período da Ditadura Militar. A praça abriga escultura em bronze “Monumento à Cultura”, de autoria de Bruno Giorgi, datada de 1965. Segundo o Ato da Reitoria n.º 1947/2008, integra o Sítio Histórico da Universidade de Brasília. Está localizado no Setor Centro do Campus Universitário Darcy Ribeiro.

 

Prefeitura do Campus (PRC) | Localizada junto a Via L3 Norte, abriga desde a década de 1990 as principais atividades administrativas da Prefeitura do Campus (PRC), além de viveiro e de áreas de manutenção. É formada por conjunto de pequenos blocos de um pavimento. Está localizado no Setor Norte do Campus Universitário Darcy Ribeiro.

 

Protótipo | A célula habitacional pré-fabricada em concreto armado proposta por Oscar Niemeyer em 1962 pretendia abrigar a os estudantes da Universidade. Seu sistema modular permitiria o empilhamento em até quatro pavimento. Somente uma unidade, com pré-fabricação detalhada por João Filgueiras Lima (Lelé), foi executada e instalada no estacionamento sul do ICC. Após breve uso como residência de estudantes, recebeu atividades diversas e hoje abriga atividade de comércio e serviço. Está localizado no Setor Centro do Campus Universitário Darcy Ribeiro.


Quadra de Esportes José Maurício Honório Filho | Construída na década de 1960, a Quadra de Esportes está localizada junto às primeiras edificações do Campus: os prédios das FEs e as OCAs. Em 15 de agosto de 1968 foi cenário da detenção de alunos na ocasião da invasão policial na UnB. Em 1997, o Conselho Diretor da FUB homenageou o servidor do Departamento de Sociologia José Maurício Honório Filho, dando o seu nome à quadra. Está localizado no Setor Centro do Campus Universitário Darcy Ribeiro.


Reitoria | A Reitoria foi projetada por Paulo de Melo Zimbres com colaboração de Érico Paulo Siegmar Weidle, Josué de Carvalho Macedo e Vera Lúcia Braun Galvão. A construção ocorreu entre 1972 a 1975. Está localizado no Setor Centro do Campus Universitário Darcy Ribeiro.


Restaurante Universitário (RU) | O primeiro Restaurante Universitário foi construído com junto ao OCA II e OCA II, utilizando o mesmo método construtivo de pré-moldados de madeira. Na década de 1970 foi projetado o edifício atual, projetado por José Galbinski, com a colaboração Antônio Carlos Moraes de Castro. A construção foi realizada entre 1971 e 1974. Está localizado no Setor Centro do Campus Universitário Darcy Ribeiro.


Secretaria de Gestão Patrimonial (SGP) – Galpão | O Galpão que abriga às áreas de apoio da Secretaria de Gestão Patrimonial (SGP) está localizado no Setor Norte do Campus Universitário Darcy Ribeiro.


SG 1 | O SG 1 integra o conjunto edifícios denominado de Serviços Gerais que na década de 1960 foi executado para abrigar as primeiras atividades da Universidade de Brasília. O projeto é de autoria de Oscar Niemeyer – com a colaboração de João Filgueiras Lima (Lelé) – e o paisagismo original de Alda Rabelo. O edifício, projetado em 1962 e executado em 1963, utiliza sistema estrutural com três peças pré-fabricadas de concreto armado. Abriga o Instituto de Artes (IdA). Está localizado no Setor Centro do Campus Universitário Darcy Ribeiro e, segundo o Ato da Reitoria n.º 1947/2008, integra o Sítio Histórico da Universidade de Brasília.

 

SG 2 | O SG 2 integra o conjunto edifícios denominado de Serviços Gerais que na década de 1960 foi executado para abrigar as primeiras atividades da Universidade de Brasília. O projeto é de autoria de Oscar Niemeyer – com a colaboração de João Filgueiras Lima (Lelé) – e o paisagismo original de Alda Rabelo. O edifício, projetado em 1962 e executado em 1963, utiliza sistema estrutural com três peças pré-fabricadas de concreto armado. Abriga o Departamento de Música (MUS), vinculado ao Instituto de Artes (IdA). Está localizado no Setor Centro do Campus Universitário Darcy Ribeiro e, segundo o Ato da Reitoria n.º 1947/2008, integra o Sítio Histórico da Universidade de Brasília.

 

SG 4 | O SG 4 integra o conjunto edifícios denominado de Serviços Gerais que na década de 1960 foi executado para abrigar as primeiras atividades da Universidade de Brasília. O projeto é de autoria de Oscar Niemeyer – com a colaboração de João Filgueiras Lima (Lelé) – e o paisagismo original de Alda Rabelo. O edifício, projetado em 1962 e executado em 1963, utiliza sistema estrutural com três peças pré-fabricadas de concreto armado. Abriga o Departamento de Música (MUS), vinculado ao Instituto de Artes (IdA). Está localizado no Setor Centro do Campus Universitário Darcy Ribeiro e, segundo o Ato da Reitoria n.º 1947/2008, integra o Sítio Histórico da Universidade de Brasília.

 

SG 8 – Auditório de Música | O SG 8 integra o conjunto edifícios denominado de Serviços Gerais que na década de 1960 foi executado para abrigar as primeiras atividades da Universidade de Brasília. O projeto é de autoria de Oscar Niemeyer – com a colaboração de João Filgueiras Lima (Lelé) – e o paisagismo original de Alda Rabelo. O edifício, projetado em 1962 e executado em 1963, utiliza sistema estrutural com três peças pré-fabricadas de concreto armado. Abriga o Auditório do Departamento de Música (MUS), vinculado ao Instituto de Artes (IdA). Está localizado no Setor Centro do Campus Universitário Darcy Ribeiro e, segundo o Ato da Reitoria n.º 1947/2008, integra o Sítio Histórico da Universidade de Brasília.

 

SG 9 | O conjunto dos Galpões de Serviços Gerais (SGs) de dois pavimentos – formado pelo SG 9, SG 11 e SG 12 – foi projetado em 1962 por João da Gama Filgueiras Lima (Lelé). O SG 9 foi construído em 1969 em estrutura convencional. Abriga laboratórios vinculados à Faculdade de Tecnologia (FT). Está localizado no Setor Centro do Campus Universitário Darcy Ribeiro. 

 

SG 10 – Centro de Planejamento Oscar Niemeyer (CEPLAN) | O SG 10 integra o conjunto edifícios denominado de Serviços Gerais que na década de 1960 foi executado para abrigar as primeiras atividades da Universidade de Brasília. O projeto é de autoria de Oscar Niemeyer – com a colaboração de João Filgueiras Lima (Lelé) – e o paisagismo original de Alda Rabelo. Está localizado no Setor Centro do Campus Universitário Darcy Ribeiro. Mais informações, AQUI

 

SG 11 | O conjunto dos pavilhões de Serviços Gerais (SGs) de dois pavimentos – formado pelo SG 9, SG 11 e SG 12 – foi projetado em 1962 por João da Gama Filgueiras Lima (Lelé). Originalmente o SG 11 possuía mezanino atirantado nos vigamentos de cobertura visando uma maior flexibilidade no uso dos espaços. Até meados de 1970 o edifício abrigou os Institutos de Biociências, Física e Química e atualmente é utilizado pelos por laboratórios vinculados à Faculdade de Tecnologia (FT). Está localizado no Setor Centro do Campus Universitário Darcy Ribeiro.

 

SG 12 | O conjunto dos Galpões de Serviços Gerais (SGs) de dois pavimentos – formado pelo SG 9, SG 11 e SG 12 – foi projetado em 1962 por João da Gama Filgueiras Lima (Lelé). Originalmente o SG 12 possuía mezanino atirantado nos vigamentos de cobertura visando uma maior flexibilidade no uso dos espaços. Até meados da década de 1970 abrigava a Biblioteca Central, o Instituto de Ciências Humanas e o Instituto de Letras. Atualmente sedia laboratórios vinculados à Faculdade de Tecnologia (FT). Está localizado no Setor Centro do Campus Universitário Darcy Ribeiro.

 
Teatro de Arena Honestino Guimarães | Construído em 1974, o Teatro de Arena integra a Praça Maior cujo projeto paisagístico foi realizado por Fernando Chacel. Localizado entre o Instituto CentraI de Ciências (ICC) e a Biblioteca Central (BCE), é o mais importante espaço de apresentações e reuniões ao ar livre da Universidade. Histórico. Em 1997 o teatro de arena recebeu o nome de Honestino Guimarães em homenagem ao líder estudantil e ex-aluno do curso de geologia. Está localizado no Setor Centro do Campus Universitário Darcy Ribeiro.