CEPLAN

Centro de Planejamento Oscar Niemeyer

Criado pelo Conselho Diretor da Universidade de Brasília em maio de 1962, o Centro de Estudos e Planejamento Arquitetônico e Urbanístico/Ceplan, atual Centro de Planejamento Oscar Niemeyer, tinha a missão institucional de realizar o planejamento físico e o projeto das edificações do Campus Universitário, além de subsidiar a prática profissional de alunos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.

Em 1960, antes mesmo da criação do Ceplan foi realizado, por Lúcio Costa, o Plano Piloto da Universidade de Brasília. O Campus está localizado no Plano Piloto de Brasília entre a Asa Norte e o Lago Paranoá. Naquela primeira década de existência da cidade e da UnB era prevista a oferta de 15.000 matrículas até o ano de 1970. A proposta de Lucio Costa localizava os principais prédios administrativos a leste e os prédios de serviços gerais a oeste. Determinava, por meio de um arruamento de traçado ora retilíneos, ora sinuosos, a locação dos prédios relacionados aos vários institutos da UnB que seriam implantados dispersamente no Campus em meio à área gramada, criando um parque aberto à população da cidade.

Com a criação do Ceplan em 1962, seu primeiro coordenador, Oscar Niemeyer, propôs a aglutinação dos vários institutos da UnB em um único edifício. Na proposta de Costa eles ficariam dispersos, na de Niemeyer passaram a integrar o Instituto Central de Ciências, edificação com cerca de 700,00 m de comprimento. Essa mudança repercutiu na configuração física do Campus e traduziu espacialmente a diretriz pedagógica que visava a interdisciplinaridade e a integração acadêmica.

O ritmo de criação e construção de prédios que servissem de suporte para uma universidade inovadora e plural foi interrompido pelo Golpe Militar de 1964. O cerceamento do livre pensamento, a prisão de integrantes da comunidade universitária e as mudanças da administração superior da Universidade levaram à desativação do Ceplan em 1965. Só em 1969 o Centro retoma as atividades a fim de atender as contínuas demandas por expansão de espaço físico. Na passagem da década de 1960 para 1970 foram projetados e construídos prédios emblemáticos da Universidade, como a Casa do Estudante Universitário/CEU, a Biblioteca Central/BCE, a Reitoria e o Restaurante Universitário/RU.

Em 1979 o Ceplan é renomeado como Laboratório Experimental de Arquitetura e Urbanismo/LEAU e vinculado ao Instituto de Arquitetura e Urbanismo. As atividades, porém, permanecem basicamente as mesmas. No ano de 1986 é retomada a sigla Ceplan, com a denominação de Centro de Planejamento Oscar Niemeyer. Paulatinamente as atividades relacionadas ao planejamento físico e ao projeto de edificações migram para a Prefeitura do Campus/PRC. Nesse período o Centro tinha como atividade principal a atividade de suporte ao programa e pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo/FAU. No ano 2000 a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo decide desvincular o Ceplan da sua estrutura, portanto tanto o Centro como o prédio do SG 10 retornam à administração superior da Universidade que retoma, paulatinamente, sua atividade inicial de órgão administrativo composto por equipe técnica de arquitetos e engenheiros responsáveis por traçar as diretrizes do desenvolvimento físico da Universidade.

O SG 10 integra o conjunto de edifícios denominado Serviços Gerais, que na década de 1960 foi executado para abrigar as primeiras atividades da Universidade de Brasília. O projeto é de autoria de Oscar Niemeyer – com a colaboração de João Filgueiras Lima (Lelé) – e o paisagismo original de Alda Rabelo. Projetado em 1962 e executado em 1963, o SG 10 tem área construída de 1.146 m² e está localizado no Setor Centro do Campus Universitário Darcy Ribeiro. Segundo o Ato da Reitoria n.º 1947/2008, integra o Sítio Histórico da Universidade de Brasília. No vídeo UnB: primeira experiência em pré-moldado é relatado o processo de construção do edifício. 

No ano de 2023 o Ceplan, juntamente com a Secretaria de Infraestrutura (Infra), foi realocado no edifício anteriormente ocupado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), no Setor Sul do Campus Universitário Darcy Ribeiro. Com isso o SG 10 passou a abrigar o Espaço da Memória (MemoUnB) da Universidade de Brasília

Pular para o conteúdo